terça-feira, 23 de agosto de 2011

Insensato Coração: Sensata Cidadania - ABGLT Congratula a Rede Globo e os autores Ricardo Linhares ,Gilberto Braga e toda equipe.

A ABGLT, como entidade nacional que vem atuando desde 1995 a fim de cumprir sua missão de “Promover ações que garantam a cidadania e os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática, na qual nenhuma pessoa seja submetida a quaisquer formas de discriminação, coerção e violência, em razão de suas orientações sexuais e identidades de gênero”, gostaria de congratular a Rede Globo e os autores Ricardo Linhares, Gilberto Braga e  toda  equipe que  contribui pela forma como a Novela Insensato Coração tratou da questão da homossexualidade, contribuindo para que essa missão se transforme cada vez mais em realidade.

A novela abordou o respeito à homossexualidade. Mostrou a dificuldade que as pessoas podem ter em aceitá-la e as diversas reações que podem ter neste sentido, desde o desconforto até a violência. Mostrou uma gama de personagens homossexuais, cada um com características diferentes, quebrando assim a associação com caricaturas e estereótipos que têm sido um aspecto negativo de determinados programas humorísticos. Houve muita sensibilidade no trato da questão. Por um lado, passou uma mensagem de harmonia entre os personagens por meio do diálogo e da compreensão e, por outro, retratou a homofobia nua e crua, a discriminação e a violência, provocando reflexão e divulgando a lei.

Insensato Coração ficará na história como a novela que mais promoveu o respeito à diversidade sexual.

Parabéns!  A  novela   foi  bafônica e  arrasou  como  diria  Natalie  Lamour.

Toni Reis
Presidente da ABGLT

Nenhum comentário: